Na plenária referente a assuntos da Funcef, estiveram presentes o Diretor de Investimentos Maurício Marcellini Pereira, representando o presidente da Fundação Carlos Caser, o Diretor de Benefícios Délvio Joaquim Lopes de Brito, o Diretor de Administração Antonio Augusto de Miranda e Souza e o Diretor de Planejamento e Controladoria Max Mauran Pantoja da Costa.
Na abertura, o Diretor Maurício Marcellini Pereira reforçou que “apesar da questão do déficit da Funcef, a instituição permanece tranquila e com bastante liquidez, garantindo o pagamento do benefício todo o dia 20”. Após a apresentação inicial, o Diretor expôs sua apresentação, falando sobre a missão da Fundação, seus resultados de exercícios anteriores, os dados atualizados da política de investimentos, assim como projeções e desafios para o futuro.
Os principais assuntos da pauta preparada para o Simpósio foram: governança, participantes dos planos, novos investimentos, evolução patrimonial, resultados em 10 anos (meta atuarial), melhorias e recomposição de perdas nos planos de benefícios, carteira de empréstimos, contencioso e desafios para os próximos anos.
A tônica do encontro ficou por conta do déficit da Fundação, cujas principais principais causas foram apresentadas por Maurício: a desvalorização do Fundo Carteira Ativa II (Vale) 40% (R$ 3,7bi), a queda do Ibovespa de 11,89% nos últimos 3 anos ante meta atuarial de 39,84%, o incremento do valor provisionado do Contencioso Judicial (145,9%) de R$ 858 milhões nos últimos 4 anos (estoque de 14.817 ações judiciais – maio/15) e as melhorias nos planos de benefícios e recuperação de perdas nos benefícios (1994/2002).
No final da plenária, todos os Diretores da Funcef foram sabatinados com perguntas realizadas pelos aposentados e pensionistas presentes no encontro. Os dados apresentados durante a plenária serão posteriormente divulgados pela FENACEF para as AEAs.
Texto: Assessoria de Comunicação – FENACEF