O Cerimonial de Encerramento do XXXVII Simpósio FENACEF foi marcado por muita alegria, emoção e congraçamento dos mais de 750 participantes de todo Brasil. O cerimonial ocorreu ontem, dia 13 (sexta-feira), no período da tarde, no Salão Amazonas do Tropical Manaus Ecoresort, com o patrocínio da CAIXA e Governo Federal, além do apoio da Funcef, Cooperforte e CAIXA – Seguradora.
Mesa de Honra
Compondo a mesa de honra, estavam o presidente da FENACEF Edgard Antônio Bastos Lima, o presidente da AEA/AM, associação anfitriã desta edição, Ademar de Souza Santos, o diretor de eventos da FENACEF Benedito Silvano Bonacordi e os membros da comissão do simpósio, Nilzete Cerutti Quintanilha, Maria Lúcia Dejavite e Sérgio Atair dos Santos.
Pronunciamentos
Após a execução do hino nacional, no momento dos pronunciamentos, Nilzete Quintanilha cumprimentou a todos presentes e enfatizou duas características que, para ela, são peculiares do simpósio: “Em cada lugar encontro algo especial sobre a cultura local da cidade realizadora. Isso torna para mim o simpósio especial, bem como a sinergia e união entre os participantes”, relatou muito emocionada. Por sua vez, Maria Lucia Dejavite reforçou a união dos aposentados, que sempre estão dispostos a discutir as questões apresentadas no simpósio.
Sérgio Atair dos Santos, no seu pronunciamento final, parabenizou as AEAs pelo empenho na constante participação em todos os simpósios e, em especial, a AEA/AM pela receptividade e organização. Benedito Silvano Bonacordi agradeceu todos os envolvidos na organização do evento e o presidente da AEA/AM Ademar de Souza Santos, também reforçou nos seus agradecimentos um grande parabéns a todos que trabalharam direta ou indiretamente no evento.
Por fim, o presidente da FENACEF Edgard Antônio Bastos Lima falou que, nesta edição, todos sairão do simpósio com muita esperança e com os olhos voltados para o futuro. “Tivemos a oportunidade de aprender e refletir mais sobre a nossa querida Funcef. Eu particularmente saio daqui muito fortalecido e com a consciência da tamanha responsabilidade da FENACEF diante dos atuais desafios”, concluiu.
Homenagens
O presidente da FENACEF homenageou a Dra. Vera Lúcia Faria de Moraes, por sua incansável ajuda durante os eventos da Federação. Outra homenagem foi para o participante mais novo e o mais vivido presentes nesta edição: Sônia Maria Cancelli Andrade de Mato Grosso do Sul, com 49 anos (22/11/1966), e Elvira de Aguiar Duarte do Rio de Janeiro, com 88 anos (01/09/1927). A AEA/AM também realizou algumas homenagens especiais. Todos os homenageados ganharam um buquê de flores como símbolo de gratidão.
Após os pronunciamentos, foram entregues para cada associação, por meio de seus presidentes, um troféu pela participação e agradecimento. A leitura da Ata Poética, feita por Célida Correa Lauande, do Maranhão, foi, como nas edições anteriores, um dos momentos mais aplaudidos pelos participantes e que, na ocasião, falou de forma inteligente e criativa, em verso, sobre a situação do déficit da Fundação.
No final do cerimonial, foi divulgado o local escolhido para sediar o 38° Simpósio FEANCEF. A próxima edição será em Foz do Iguaçu, no Paraná, passando assim, tradicionalmente, das mãos de Ademar de Souza Santos, presidente da AEA/AM, o troféu que simboliza a passagem da realização do evento para o presidente da AEA/PR Jesse Krieger. Terminando as solenidades, o presidente da FENACEF declarou oficialmente encerrado o 37° Simpósio FENACEF.
Após a finalização da solenidade, o Coral Vozes da AEA/AM fez uma apresentação muito calorosa e amplamente aplaudida a todos os participantes dos 37º Simpósio FENACEF, executando músicas regionais do Amazonas.
Jantar de Encerramento
Durante a noite, aconteceu o jantar de encerramento, com a participação e animação da banda baile Órion, apresentando um show com vasto repertório, contendo desde clássicos de todos os tempos a sucessos atuais.
Texto: Assessoria de Imprensa - FENACEF