A FENACEF realizou este mês , em Brasília/DF, encontro entre as entidades representativas dos empregados da CAIXA e participantes da FUNCEF.
De acordo com o presidente da Fenacef, Edgard Antônio Bastos Lima, o objetivo do encontro e a necessidade de achar um ponto de convergência sobre os temas relacionados à Funcef que permita um trabalho em conjunto das entidades representativas.
A matéria a seguir é da assessoria de comunicação da Fenacef e detalha o conteúdo do encontro.
Entidades discutem o futuro da FUNCEF.
A FENACEF realizou este mês , em Brasília/DF, encontro entre as entidades representativas dos empregados da CAIXA e participantes da FUNCEF. Com o objetivo de discutir e analisar o que poderia ser feito no sentido de viabilizar melhoria de governança, foram convidadas pela Federação as entidades Fenae, Fenag, Advocef, Aneac, AudiCAIXA e Anipa. Não se conseguiu contato com a Anberr.
Estiveram presentes, além da FENACEF, Fenae, Fenag, Advocef, Aneac e AudiCaixa.
O presidente da FENACEF Edgard Antônio Bastos Lima abriu a reunião reforçando o objetivo do encontro e a necessidade de achar um ponto de convergência sobre os temas relacionados à Funcef que permita um trabalho em conjunto das entidades representativas presentes. “Buscamos com estes encontros um foco no trabalho prático e de consenso visando melhorar a governança da nossa Fundação bem como melhorar sua perspectiva de futuro ”, salientou Edgard.
Neste primeiro encontro, em caráter propositivo, foram apresentados e definidos os seguintes temas para deliberação:
- governança;
- ingerência política na gestão;
- voto de Minerva na Diretoria Executiva;
- contencioso jurídico;
- aumento da participação do empregado CAIXA na gestão da Fundação.
- Revisão do índice de alçada decisória na Diretoria Executiva.
Alternância, entre indicados e eleitos, na gestão das diretorias da FUNCEF
- Criação de grupo multi entidades para acompanhamento sistemático dos atos e fatos da Fundação.
Cada entidade após a exposição dos temas se posicionou e, após deliberação e consenso, as prioridades de ação conjunta estabelecidas para este momento foram:
- Voto de Minerva na Diretoria Executiva;
- Contencioso Jurídico;
- Aumento de participação do empregado Caixa nos quadros da FUNCEF.
- Alternância, entre indicados e eleitos, na gestão das diretorias da FUNCEF
Os demais temas serão tratados à medida que os primeiros itens escolhidos como prioritários sejam devidamente encaminhados e estarão presentes na pauta da próxima reunião que acontecerá no próximo mês em Brasília.