A FENACEF esteve presente na apresentação do parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fundos de pensão, feita pelo relator deputado Sergio Souza (PMDB-PR) que pede até 200 indiciamentos, entre pessoas e instituições, responsáveis por prejuízo estimado de mais de R$ 3 bilhões a quatro das maiores entidades de previdência complementar do País.
A CPI foi criada em agosto de 2015 para investigar indícios de fraude e má gestão de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos, entre 2003 e 2015, que causaram prejuízos aos seus participantes.
A comissão analisou mais detalhadamente 15 casos que apontaram fraude e má gestão dos investimentos feitos pelos dirigentes da Previ (dos funcionários do Banco do Brasil), da Petros (Petrobras), da Funcef (Caixa Econômica Federal) e do Postalis (Correios).
A FENACEF agora irá fazer a análise jurídica para indicação de ações de responsabilização a CPI. A Funcef divulgou nota hoje, quarta-feira (13), na qual informa que se colocou à disposição da comissão e que conta com um modelo de governança que é referência no setor.
Clique aqui e baixe o relatório completo da CPI.
Texto: Assessoria de Imprensa da Fenacef