Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Notícias

Um pouco mais esperançosa, foi como saiu a delegação da AEA/ES que participou de 38º Simpósio Fenacef

25/11/2016 - AEAES

Há esperança e dias melhores virão! Não se trata de uma certeza absoluta, mas de um sentimento de esperança que tomou conta dos membros da delegação da AEA do Espírito Santo e de tantos outros associados das 23 AEAs de todo o Brasil, que  participaram do 38º Simpósio Fenacef.

Para essa edição do Simpósio, se esperava debates acalorados e ânimos exaltados, pois os cerca de 1100 aposentados e pensionistas que estiveram em Foz do Iguaçu, até ontem (24/11) chegaram ao local do evento desanimados e com os espíritos inflamados.

Contudo, à medida que a programação oficial foi sendo cumprida, poderia se cogitar a ideia de um simpósio um pouco mais tranquilo. E foi o que aconteceu.

Já na Sessão Solene de Abertura (21/11), ou seja, no primeiro dia do evento e no primeiro momento em que o diretor de benefícios da Funcef, Délvio Joaquim Lopes de Brito se dirigiu aos aposentados, suas palavras mereceram aplausos dos participantes, indicando que haveria uma certa calmaria nos dias seguintes.

No dia 22, houve a Plenária das Proposições com as três propostas da associada da AEA/ES, Ruth Ramirez aprovadas: a primeira pedia a alteração do estatuto da Funcef, para possibilitar a extinção do Voto de Qualidade (Voto de Minerva); a segunda proposição aprovada pela assembleia solicitava que a Caixa assumisse a responsabilidade pelo contencioso judicial da Funcef e a terceira proposta, pedia que o plano Saúde Caixa emitisse cartões magnéticos com código de barras para facilitar a conferência dos lançamentos dos  serviços utilizados pelo usuário.

No terceiro dia (23/11)  aconteceu a tão esperada apresentação da Funcef com a participação de seu presidente, Carlos Antônio Vieira Fernandes e dos diretores Max Mauran Pantoja ( Diretoria de Planejamento e Controladoria); Antônio Augusto de Miranda e Souza ( Diretoria de Administração); Délvio Joaquim Lopes de Brito ( Diretoria de Benefícios) e Paulo Cesar Cândido Werneck (Diretoria de Investimentos).

Todas as perguntas que foram feitas mereceram respostas detalhadas e sem subterfúgios. Os representantes da Funcef reconheceram o difícil momento por que passam a própria fundação e também seus assistidos; reconheceram que houve erros administrativos e estratégicos, que os processos gerenciais estão incompatíveis com a realidade do fundo, dentre outras confissões, o que acabou desarmando o clima  de excessiva pressão que pairava na assembleia.

É interessante observar uma fala de uma das participantes do Simpósio e que se encontra no discurso da presidente Nilzete Quintanilha, proferido na Sessão Solene de Encerramento: “Fui omissa em acompanhar de perto nossa Fundação. Não serei mais!” e que a presidente da AEA/ES classificou como “verdadeiro espírito”.

A presidente da AEA/ES demonstrou compartilhar dos sentimentos dos participantes ao afirmar:

“Observei um pouco de tristeza e muita preocupação nos rostos dos participantes, fruto do momento difícil pelo qual estamos passando. Contudo, depois de um dia intenso de trabalho como o de quarta (22/11), quando ouvimos as explicações sem rodeios do presidente e dos membros da Diretoria da Funcef, pude observar um certo brilho de esperança em dias melhores.”

Por fim, no dia 24/11, o evento foi encerrado  e a próxima sede do Simpósio Fenacef, foi  anunciada. Será no Rio de Janeiro – RJ. A data mais provável, porém ainda em estudo, é de 12 a 18 de novembro de 2017.

Reserve essa data em seu calendário e venha fazer parte da delegação da AEA/ES no próximo Simpósio Fenacef.

 

 

Mais fotos