Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Notícias

AEA/ES solicita aos conselheiros deliberativos da Funcef a manutenção das Representações da fundação nos Estados

09/06/2021 - AEAES
Prezados associados,

A Diretoria da AEA/ES enviou ofício aos membros do Conselho Deliberativo da Funcef posicionando-se contrária ao fechamento das Representações da Funcef nos estados.

Leia abaixo a íntegra do ofício enviado aos conseheiros.
 
 
Aos

Membros do Conselho Deliberativo da Funcef

Assunto: Extinção das representações regionais da Funcef nos estados

 

Prezados senhores,

 

 A AEA/ES, filiada à Fenacef, vem acompanhando atenta e sistematicamente os debates sobre a melhoria da governança na Funcef. A questão é salutar e tem toda nossa atenção, pois sabemos o quão necessário é garantir uma gestão eficiente e comprometida com todos os participantes. Prova disso, é o penoso equacionamento ao qual estamos sendo submetidos, fruto da má gestão dos recursos da fundação.

Compreendemos, portanto, a necessidade da realização de mudanças, contudo ficamos extremamente preocupados quando essas atingem a qualidade e a humanização da prestação de serviços essenciais aos participantes mais necessitados, leia-se aposentados e pensionistas em idade avançada, cuja falta de habilidade com os meios eletrônicos impera. Esse é o caso de centenas de associados da AEA/ES.


Nesse sentido, precisamos que compreendam que a possível extinção das representações regionais da Funcef nos estados irá aumentar muito mais a angústia dessas pessoas ou ainda pior irá causar-lhes danos, inclusive financeiros, irreparáveis num momento da vida que mais precisam.


Muitos de nossos associados precisam e preferem ser atendidos presencialmente e buscam o auxílio das representações em diversas situações críticas. São nesses momentos que os Representantes realizam uma função assistencial, orientando-os ou a seus dependentes, na busca de seus direitos e benefícios.


Mesmo em época de pandemia, os participantes continuam procurando os representantes, indo até as instalações, ou por e-mail ou por telefone (inclusive particulares), porque desenvolveram uma relação de confiança, adquirida durante anos de relacionamento com eles.


As representações não atendem números, mas pessoas que precisam de orientação segura e facilitada. Pessoas que precisam ser acolhidas, acalmadas e serem tratadas com empatia.  

 

Vejam o que nos diz alguns de nossos associados

 

Elcia Moraes Dorna – Eu tenho 85 anos, sofri um AVC, não consigo compreender a tecnologia. No máximo eu ligo para as pessoas. Quando tenho dúvidas ou problemas relativos à Funcef é para a representação que eu ligo. Há poucos dias liguei para saber como resolver a questão do IRPF e foi a Brenda que me ajudou. A gente precisa de um elo que nos permita ter acesso à fundação que ajudamos a criar. Agora que precisamos dela, ela nos virará as costas?

 

Lucia Moulin Santos Neves - Utilizo muito os serviços da Representação da Funcef no ES. Esclareço minhas dúvidas sobre empréstimos, sobre as novidades da Funcef etc. É importante que a gente tenha uma pessoa de nossa confiança para nos orientar de maneira clara e direta. Eu utilizo os serviços desde quando era da ativa e ainda mais agora que estou aposentada. Lamento muito saber que se cogita fechar uma representação que quase nada custa à Funcef, pois a AEA/ES banca toda a estrutura de funcionamento.

 

Angela Maria Fraga da Silva Goes – É com o representante da Funcef que eu fico sabendo sobre tudo o que a Funcef está fazendo, esclareço minhas dúvidas e me sinto acolhida. Sem a representação eu não saberia como ter acesso à Fundação. Retirar a representação de nosso Estado é retirar meu único jeito de me informar, uma vez que a tecnologia não é muito nossa amiga.

 

Posicionamento da AEA/ES

Considerando todo o exposto acima; considerando que o custo-benefício para a Funcef é relativamente baixo haja vista a coparticipação da AEA/ES no oferecimento da estrutura de funcionamento da Representação (sala, água, energia, condomínio, limpeza, material de apoio etc.); considerando, por fim, o apelo de nossos associados por um atendimento mais acolhedor,  com informações mais seguras, corretas e tempestivas e que privilegie o tratamento humanizado, conclamamos aos senhores conselheiros deliberativos a repensarem a proposta de fechamento das representações estaduais da Funcef, mantendo-as abertas e, cada vez mais, sendo canais de aproximação entre a fundação e seus participantes.

 

Atenciosamente

 

Diretoria da AEA/ES